Lolita

Polêmico e censurado em diversos países, assim é um dos livros de maior sucesso do russo Vladimir Nabokov, Lolita.

Humbert Humbert é um professor de química atraente, controlador e de passado interessante. Dolores Haze é uma menina de doze anos, infantil mas sempre pronta a novas e nem tão inocentes descobertas, um pouco geniosa também.

Ambos são bem opostos e, não fosse por uma adolescência conturbada e a atração doentia de Humbert por suas “nymphets”, jamais se envolveriam. Mas acontece que um divórcio e a necessidade de um novo lugar para morar, faz com que o professor encontre sua garotinha durante um belo dia ensolarado na piscina, com seus óculos escuros e postura naturalmente provocante. A partir dali, nota-se um grande desejo da parte dos dois por despertar a curiosidade no outro (embora isso mude ao longo da obra) e, os dias do novo inquilino de Lo passam a ser dedicados a chamar a atenção da menina, que no início parece achar tudo muito divertido. No entanto, se a intenção de Humbert era controlar a “sua Lo”, ele acabou frustrando-se no meio do caminho, porque a realidade é que (mesmo doentiamente) quem se apaixona sinceramente é ele, enquanto Lolita vai ficando cada vez mais distante, à medida que os dois vão se envolvendo mais e mais.

capa-lolita

O “romance” da história é abusivo? Sim, mas não esperem palavrões ou descrições baixas em momento nenhum. As palavras parecem ser cuidadosamente escolhidas, são sutis e delicadas, embora a obra em si possa ser carregada de brutalidade, seja pela idade de Lo ou pela mente de Humbert. Além disso, corre o risco de que você se apaixone pelos dois, mesmo que a “impureza” da história possa nos tentar a achar o contrário. No final das contas, o livro guarda um amor intenso, doentio e não correspondido.

Enfim, esqueçam tudo o que sabem sobre essa história, porque a verdade é que Lolita é como um picolé nos dias quentes, você aproveita e se delicia com cada pedacinho e parece sempre querer mais, ainda que ao mesmo tempo não queira que aquilo acabe.

Bom fim de tarde para vocês, realmente indico esse livro, espero que gostem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s